Sustentabilidade é a principal meta para o turismo até 2023

13 de janeiro de 2022 por

Foi apresentada pelo Turismo de Portugal, no passado mês de junho, a versão final do Plano Turismo + Sustentável 20-23. Este Plano, inserido e alinhado com os objetivos da Estratégia Turismo 2027 (ET27) e resultante do plano de retoma, propõe-se a intensificar a sustentabilidade na atividade turística. Para tal, integra ações como a reeducação para uma restauração circular e sustentável, o desenvolvimento de práticas para uma economia circular, a neutralidade carbónica nos empreendimentos turísticos, a construção sustentável em empreendimentos turísticos, a eficiência hídrica nos campos de golfe em Portugal e a redução do plástico na hotelaria.

Acabou por ser lançado em outubro de 2020, após estar em consulta pública e sofrer várias alterações. A posição de Portugal enquanto destino turístico sustentável e seguro foi o principal destaque para o projeto.

O Plano abrange quatro eixos estratégicos: estruturar uma oferta cada vez mais sustentável; qualificar os agentes do setor; promover Portugal como um destino sustentável; monitorizar o desempenho do setor para a sustentabilidade. No que toca a metas até 2023, passam por: 75% de empreendimentos turísticos com sistemas de eficiência energética, hídrica e gestão de resíduos; 75% dos empreendimentos turísticos que não utilizam Plásticos de Uso Único; 25.000 aderentes ao Selo Clean & Safe e 30.000 profissionais formados; e 50.000 profissionais com formação nas áreas de sustentabilidade. A meta consiste em gerar 27 mil milhões de euros em receitas turísticas até 2027, enquadrada na política de retoma do setor pós COVID-19. Aliás, de acordo com as orientações globais da Organização Mundial do Turismo, a recuperação responsável do setor, após a pandemia, permitirá que este retome a atividade de forma mais sustentável e resiliente.

Outras metas incluem o crescimento da procura turística em várias regiões do país, aumentar as habilitações da população empregada no turismo, incrementar os níveis de eficiência energética nas empresas do turismo, elevar os níveis de eficiência energética nas empresas do turismo, entre outras. Assim, podemos comprovar a consolidação da sustentabilidade nas diferentes áreas económicas.



Fonte:

Turismo de Portugal - Turismo de Portugal apresenta Plano Turismo + Sustentável 20-23


PARTILHAR
Iniciar sessão to leave a comment