Startup francesa inventa gerador de energia híbrido solar e eólico para telhados

25 de novembro de 2022 por
| No comments yet

A crise energética que se tem vivido nos últimos meses tem abalado a indústria da energia e aumentado a procura de alternativas mais viáveis e verdes. A produção de energia através de sistema solar fotovoltaico é uma das soluções mais utilizadas a nível mundial. Contudo, embora apresente um bom desempenho durante o dia, o seu rendimento passa a estar limitado assim que a radiação diminui, quer seja de noite ou em dias mais nublados. 

Com o intuito de tornar o autoconsumo mais eficiente e combater esta desvantagem da energia solar, a Unéole, uma startup francesa, desenvolveu um sistema híbrido que combina a energia eólica e solar, usando painéis solares e aerogeradores para oferecer uma maior eficiência e rendimento. Este novo sistema híbrido aposta em dois conjuntos de aerogeradores com 4 metros de altura, unidos por um telhado composto por painéis solares. Os aerogeradores são produzidos com materiais reciclados ou recicláveis, como é o caso do alumínio e aço inoxidável, de forma a reduzir a sua pegada ambiental.

Segundo a Unéole, este sistema pode ser aplicado em telhados planos de espaços profissionais ou condomínios, com mais de 150 m2 e necessidade de instalar pelo menos 10 aerogeradores. Na execução do projeto, a Unéole garante todas as fases, desde o desenho até à instalação, e são usados algoritmos para determinar o número ótimo de turbinas eólicas e painéis fotovoltaicos para o edifício.

Os primeiros testes já estão a ser realizados, tendo sido instalado, no ano passado, um dispositivo experimental no centro LumiWatt da empresa CD2e em Loos-en-Gohelle, França.

 
 


Fonte: Portal Energia

PARTILHAR
Iniciar sessão to leave a comment