Recursos do planeta esgotados. Humanidade está oficialmente a viver a crédito até ao final de 2022

29 de julho de 2022 por

Más notícias para a humanidade: foi consumida a totalidade dos recursos que o planeta pode produzir num ano sem se esgotar. A partir de hoje, estamos oficialmente a viver a crédito até ao final de 2022.  

Atualmente, seriam necessários 1,75 planetas Terra para suprir as necessidades da população de forma sustentável. Os dados, fornecidos pelas ONG Global Footprint Network e WWF, não têm em conta as necessidades de outras espécies.

O sistema alimentar é apontado como um dos principais culpados relativamente ao consumo excessivo de recursos naturais. A pegada ecológica dos alimentos é considerável, uma vez que mobiliza diferentes áreas (como a de cultura necessária para a alimentação animal e humana e emite altos níveis de gases de efeito estufa). De acordo com as ONG, no caso da União Europeia, 63% das terras cultiváveis estão diretamente associadas à produção animal. A agricultura contribui para a desflorestação, alterações climáticas, emissão de gases de efeito estufa, perda de biodiversidade e degradação de ecossistemas, enquanto utiliza grande parte da água doce.

No que toca a medidas para adiar a data do Dia de Sobrecarga da Terra, a redução do consumo de carne para metade (nos países ricos) e a diminuição do desperdício alimentar são algumas das mais impactantes. Um terço dos alimentos é desperdiçado no mundo.

Em 2020, a data foi adiada por três semanas - resultado do confinamento devido à pandemia de covid-19. Salvo essa exceção, este indicador tem aumentado ao longo de 50 anos.


Fonte: SIC Notícias

PARTILHAR
Iniciar sessão to leave a comment