Ao longo dos anos temos assistido à conversão de cada vez mais portugueses aos veículos elétricos. Mas e como será no resto da Europa?
A mobilidade elétrica na União Europeia, tal como a nível nacional, tem tido um crescimento a pique. Só entre 2019 e 2022 houve um aumento de 400% no número de elétricos na estrada e, em 2021, 76 de cada 10 mil automóveis eram elétricos. Em 2023, prevê-se que os veículos elétricos representem 18% do mercado automóvel.
Segundo a Euronews, citando dados da Eurostat e da Associação Europeia de Produtores Automóveis (ACEA), em 2022 haviam quatro países com mais de meio milhão de carros 100% elétricos na União Europeia: a Alemanha (com 1.089.854), o Reino Unido (com 641.801), a França (com 605.791) e a Noruega (com 603.697). Logo de seguida na lista vêm os Países Baixos, a Suécia e a Itália.
Contudo, se olharmos para as percentagens de automóveis na estrada que é 100% elétrica, o top fica ligeiramente diferente. A Noruega lidera o ranking com 15,5% de todos os carros a serem 100% elétricos. Em segundo lugar aparece os Países Baixos, mas com uma percentagem bem inferior, apenas 2,8%. Logo de seguida vem a Dinamarca com 2,4% de todos os seus carros a serem movidos a eletricidade.
Na ponta oposta surge a Chéquia, a Bulgária, a Polónia e o Chipre, com 0,1% de carros 100% elétricos. A média europeia é de 0,8%, ou seja, por cada 1000 automóveis nas estradas apenas 8 são elétricos.
De acordo com os dados divulgados pela Euronews, em 2022, Portugal tinha 61 mil carros 100% elétricos na estrada, o que representava 0,8% do total. No que diz respeito à percentagem de carros matriculados em 2022 elétricos, Portugal teve 11%, percentagem confirmada pela ACAP, abaixo da média europeia de 12%.
Fonte: Away