Programa U-Bike distribuiu 2.249 bicicletas pelas universidades portuguesas

26 de outubro de 2022 por

O programa U-Bike contou com um investimento de 4,48 milhões de euros, dos quais 2,55 milhões de euros a partir de fundos europeus, permitindo a distribuição de 2.249 bicicletas por diversas universidades e politécnicos do país, anunciou esta terça-feira o Ministério do Ambiente. O programa enquadrou-se nos apoios do POSEUR - Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos - e tinha como objetivo apoiar a aquisição de bicicletas para instituições de ensino superior. 

De acordo com uma nota de imprensa do ministério, “Leiria, Beja, Évora, Beira Interior, Aveiro, Viana do Castelo, Bragança, Lisboa (IST – Instituto Superior Técnicos), Porto (Universidade do Porto e Instituto Politécnico do Porto), Cávado e Ave e Vila Real foram os centros de ensino superior beneficiários do U-Bike“. Pode ler-se, ainda, que “segundo dados provisórios, a comunidade escolar dos 12 centros de ensino superior beneficiários deste programa realizou 1,65 milhões de quilómetros de percursos”.

O secretário de Estado da Mobilidade Urbana, Jorge Delgado, marcou presença na cerimónia de encerramento do programa, que ocorreu na terça-feira em Aveiro. No seu discurso afirmou que o U-Bike teve “um investimento total de 4,48 milhões de euros, comparticipado em 3,55 milhões de euros pelo Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR)”.

Na nota de imprensa enviada, o Ministério do Ambiente assinalou a existência de duas estratégias de mobilidade ativa, a ciclável e a pedonal, a última das quais aprovada pelo Governo em setembro deste ano. Segundo o Secretário de Estado da Mobilidade Urbana, ambas as estratégias “são compostas por um conjunto ambicioso e abrangente de medidas de sensibilização e de capacitação, de requalificação de infraestruturas, de revisão de normas e regulamentos e de definição e atribuição de incentivos”.

No dia 22 de setembro, a Estratégia Nacional para a Mobilidade Ativa Pedonal 2030 (ENMAP) foi aprovada na generalidade e foi para consulta pública, esperando Jorge Delgado que seja definitivamente aprovada até ao fim do ano. De acordo com o portal ConsultaLEX, a ENMAP estará em consulta pública até ao dia 11 de novembro.


Fonte: ECO; O Atual

PARTILHAR
Iniciar sessão to leave a comment