Portugal: Vendas de veículos elétricos superam vendas de veículos a gasóleo

9 de dezembro de 2021 por

Este mês de novembro, pela primeira vez na história, a venda de veículos elétricos (BEV+PHEV) atingiu um novo máximo (cerca de 3.618 viaturas vendidas), ultrapassando os veículos com motores a gasóleo. Nestas informações adiantadas pela UVE (Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos), conseguimos perceber esta clara tendência de aumento das vendas de carros elétricos ao longo dos últimos três anos.

          Fonte: UVE - Pela primeira vez em Portugal os Veículos Elétricos superaram as vendas dos veículos a gasóleo

A UVE informa-nos também que em termos de quota de mercado, ultrapassou-se pela primeira vez os trinta por cento, com o valor de 31,4%. Ou seja, mais do que duplicou o valor do mês de janeiro deste ano – que foi de 14,1%.

Em termos de quota anual, a aproximação ao valor dos 20% continua, o que significa que em cada cinco carros vendidos no país, um é elétrico. 

Se analisarmos a venda por categoria, os veículos elétricos, híbridos e híbridos plug-in representam quase metade do mercado, tendo atingido a quota de 48.7% em novembro.



            Fonte: UVE - Pela primeira vez em Portugal os Veículos Elétricos superaram as vendas dos veículos a gasóleo

Desta forma, os 100% Elétricos registaram uma quota de 18.1%, superior aos motores a gasóleo que marcam os 17.7%.

"Estes números aceleram a cada vez mais desejada eletrificação da mobilidade dos seres humanos, a absoluta necessidade da diminuição da poluição atmosférica e da poluição sonora nas grandes áreas metropolitanas, o combate inadiável às alterações climáticas através da diminuição das emissões de gases com efeito de estufa, a que se junta a cada vez maior quota de produção de eletricidade através de fontes renováveis." (Fonte: UVE)


Fonte: UVE




PARTILHAR
Iniciar sessão to leave a comment