A nova geração do MINI Cooper elétrico está prevista apenas para 2024. No entanto, tal não tem impedido a marca de lançar vários sneak peaks.
Em abril, o modelo teve a versão final do seu exterior revelada - com destaque para o 'S' presente na grelha frontal de cor amarela (o tom que a marca utiliza para identificar as suas versões elétricas e eletrificadas). Desta vez, a MINI deixou-nos espreitar para o habitáculo do modelo.
Com um ambiente retro-futurista e claramente minimalista, o Cooper elétrico inspirou-se no MINI original de 1959. Conta com um ecrã tátil expansível, no centro, com um design inspirado no típico velocímetro da marca. O sistema não será apoiado por nenhum painel de instrumentos. No seu lugar surgirá um head-up display que permitirá apresentar ao condutor informações essenciais, como a velocidade e a navegação. No que toca a comandos físicos, podemos constatar alguns para a climatização, bem como padrões em LED integrados no tablier. Já a alavanca atrás do volante permite escolher o modo de condução. Também o volante sofreu alterações, com pegas mais grossas e salientes às 2 e 10 horas.
Num vídeo partilhado pela marca, é possível detetarmos as familiaridades com o primeiro MINI. Podes vê-lo aqui.
Será, também, com este modelo que iremos passar a conhecer o Spike. Trata-se de um buldogue inglês, a nova mascote da marca.
Também a experiência sonora foi uma prioridade neste modelo, com quatro opções disponíveis: Core, Go-Kart, Timeless e Balance. A primeira poderá ser ouvida dentro e fora do carro, avisando os peões da sua presença; a segunda tem um som mais desportivo; a terceira acrescenta elementos dos MINI a combustão; e a última é baseada em sons da floresta.
Este modelo tem lançamento previsto para maio de 2024. A marca irá lançar, também, uma versão a combustão, que chegará mais tarde.
Fontes: Auto-Drive, Razão Automóvel, Notícias ao Minuto