A EDP irá inaugurar a Central Solar Flutuante de Alqueva, no Alentejo, hoje às 10:30h e irá contar com a presença do primeiro-ministro António Costa. Trata-se do maior parque solar flutuante numa albufeira de barragem na Europa.
A central solar flutuante, cujo processo de montagem demorou sete meses, é constituída por cerca de 12 mil painéis fotovoltaicos. Consiste num projeto pioneiro a nível europeu no desenvolvimento da tecnologia de solar flutuante, cujo investimento rondou os seis milhões de euros. Irá entrar em operação ainda este mês.
A central solar flutuante, que conta com uma potência de 5MW, deverá produzir cerca de 7,5 GWh/ano. Assim, é expectável que abasteça o equivalente a mais de 30% das famílias da região de Portel e Moura (cerca de 1.500 famílias).
Este tipo de tecnologia permite melhor aproveitar os recursos naturais do país e contribuiu para a expansão das energias renováveis. Por sua vez, estas possibilitam a redução da dependência energética e a aceleração do processo de descarbonização.
Fonte: Dinheiro Vivo