Numa indústria em permanente evolução e desenvolvimento, as noções de futuro aproximam-se constantemente. Os carros elétricos, ainda considerados por muitos como futuristas, podem estar já a ser ultrapassados por veículos a hidrogénio. Aliás, mesmo que, atualmente, os veículos a célula de combustível de hidrogénio (FuelCell) impliquem uma tecnologia e infraestruturas com custos superiores e uma menor eficiência, várias marcas referem-se a estes como mais vantajosos relativamente a veículos elétricos a bateria.
De que se trata, então, a tecnologia FuelCell? Esta combina oxigénio e hidrogénio, criando um fluxo de eletrões que dão energia ao motor elétrico, carregando a bateria de alta voltagem. Além de não ter emissões de dióxido de carbono, a FuelCell permite purificar o ar com a libertação de vapor de água.
A Hyundai trata-se de uma das marcas que aposta consideravelmente em veículos FuelCell, nomeadamente com o modelo Nexo. No entanto, atualmente, são poucas as cidades que disponibilizam algumas infraestruturas de abastecimento. Por exemplo, o estado da California, nos EUA, é uma das únicas áreas que disponibiliza este tipo de apoios em toda a América do Norte. Esta conjuntura, aliada aos altos custos de manutenção, dificultam a compra e venda deste tipo de veículos.
Em países como a Coreia do Sul, a tecnologia FuelCell conta já com alguma expressão - o modelo Nexo vendeu 6 400 unidades. Atualmente, em Portugal, este tipo de veículos ainda não se encontra disponível.
Fontes:
https://blueacademy.hyundai.pt/carros-hidrogenio/
https://insideevs.uol.com.br/news/553044/hyundai-tecnologia-carros-hidrogenio/