A Lightyear, uma startup dos Países Baixos, apresentou, recentemente, um protótipo de um carro elétrico equipado com painéis solares que promete deixar o motorista livre de recargas da tomada por períodos de até sete meses.
O Lightyear 0, além de um sistema de painéis solares, tem uma carroceria leve e com coeficiente aerodinâmico de 0,19, feita com materiais vegan e fibra de carbono reciclada, permitindo que seja extremamente aerodinâmico. Os quatro motores ficam instalados nas rodas e, combinados com pneus finos e de baixa resistência, o modelo registra um consumo energético de 10,5 kWh a cada 100 km. O carro apresenta, ainda, uma bateria de 60 kWh , garantindo uma autonomia máxima de 560 km.
Os painéis solares instalados no capô e teto do carro somam cinco metros quadrados de área. Em países mais solarengos, os painéis garantem uma autonomia, para um deslocamento diário de 35 km, até aos sete meses. Em locais com muita nebulosidade, essa autonomia decresce até dois meses. Tudo isso com a capacidade de atingir até 160 km/h e acelerar de 0-100 km/h em 10 segundos.
A previsão é que a produção do Lightyear 0 comece entre o final de 2024 e o início de 2025. No primeiro lote, serão 946 unidades produzidas, ao custo unitário de 250.000 euros.
Fonte: Microsoft Star