A questão da aplicação de um combustível sintético no desporto de carros mais famoso não é novidade. Este passo em frente para um mundo mais ecológico pode não só impulsionar os outros desportos a fazerem o mesmo, como também aplicar este tipo de combustível aos nossos carros do dia-a-dia.
O combustível menos poluente será testado primeiro nas camadas mais jovens (F2 e F3). Isto deve-se ao facto de utilizarem o mesmo motor e o mesmo tipo de combustível. Ainda assim, o caso da Fórmula 1 é bastante mais delicado. Com uma grande variedade de empresas de combustível envolvidas, bem como várias fabricantes automóveis que utilizam motores bastante distintos uns dos outros, cria bastantes obstáculos à uniformização deste novo combustível.
O desafio de obter um fornecimento suficiente para a época toda também terá de ser pensado. Utilizando cerca de um milhão de litros por ano, é demasiado para ser produzido em laboratório e não é o suficiente para uma produção em massa numa fábrica própria. Por isto, a solução passa por extender a mudança às outras gamas, Fórmula 2 e 3.
Fontes:
AutoSport - F2 E F3 VÃO TESTAR COMBUSTÍVEL SINTÉTICO ANTES DA FÓRMULA 1