A indústria automóvel está em constante evolução. A mais recente parte da BMW, que criou um veículo com características únicas. A inspiração passou pelos ecrãs utilizados nos leitores de livros digitais.
Os engenheiros da BMW tornaram agora possível que a carroçaria de um veículo alterne entre preto e branco. A tecnologia, possível através de tinta eletrónica, é ainda sustentável e foi apresentada na feira de tecnologia e consumo em Las Vegas, EUA. Para alternar a cor do BMW IX Flow precisa apenas de pressionar um botão. Os milhões de microcápsulas que compõem estes ecrãs são controlados individualmente e simultaneamente. Desta forma, é possível alterar a posição das partículas - consoante o campo elétrico seja positivo ou negativo - e escolher qual das cores se junta à superfície. Uma vez que a energia só flui no momento da mudança de cor, este processo não necessita de bateria.
De acordo com Frank Weber, líder do departamento de investigação e desenvolvimento da BMW, este tipo de inovação pretende provar que o futuro das experiências digitais nos carros não se vão limitar aos ecrãs.
A tecnologia não está, ainda, disponível ao público por questões de legalidade, encontrando-se apenas numa fase de exposição de protótipo.
Fonte: