Carro elétrico com 150km de autonomia fabricado em impressoras 3D fica pronto em três dias

2 de novembro de 2022 por

A última edição do Salão de Paris foi palco de diversas novidades e inovações. Uma delas foi precisamente a estreia da nova geração do YOYO. Trata-se do primeiro automóvel fabricado em impressoras 3D em apenas três dias.

A versão atualizada do modelo da XEV inclui mudanças no aspeto estético e duas novas combinações de cores. A versão topo de gama conta com jantes de liga leve, ecrã de 10,2 polegadas, bancos com desenho ergonómico e uma nova aplicação para smartphone.

O modelo YOYO tem, agora, 10,3 kWh de capacidade, velocidade de ponta de 90 km/h e cerca de 150 km de autonomia. É pensado especialmente para condução em cidade, tendo, apenas, dois lugares. Os preços começam nos 13 mil euros.



A tecnologia baseada na impressão 3D não se cinge, apenas, a veículos automóveis. Estudantes de engenharia mecânica da Universidade de Aalborg Esbjerg, na Dinamarca, pretendem imprimir em 3D um quadro de bicicleta funcional numa única peça através de filamentos feitos de milho ou de cana de açúcar (bioplástico).

Desta forma, os veículos, quer automóveis quer bicicletas, são produzidos a um menor custo e, inclusivamente, de forma mais sustentável.


Fontes: Dinheiro Vivo, Stylo Urbano

PARTILHAR
Iniciar sessão to leave a comment