Bateria revolucionária com 1000 km de autonomia?

4 de julho de 2022 por

A indústria automóvel tem vindo, cada vez mais, a apostar nos veículos elétricos e na evolução de todo o ecossistema desta mobilidade sustentável, especialmente ao nível da autonomia e de pontos de carregamento. A crescente procura por estes veículos leva a que haja uma forte investigação das empresas do setor, havendo já soluções simplesmente impressionantes que revelam estarmos no bom caminho para uma mobilidade mais amiga do ambiente.  

Um dos problemas mais defendidos pelos negacionistas dos veículos elétricos é a baixa autonomia das baterias destes carros comparativamente aos a combustão. Contudo, esse argumento já não é válido com as autonomias atuais apresentadas pelos veículos elétricos presentes no mercado e uma nova bateria que garante 1000 km de autonomia.

A empresa chinesa CATL apresentou a sua recente novidade, uma bateria que garante 1000 km de autonomia e tem a capacidade de ser recarregada, até 80%, em apenas 10 minutos. O acumulador de  nova geração terá maior eficiência e densidade energética e chegará ao mercado já no próximo ano. 

A bateria Qilin tem uma densidade de energia de 255 Wh/kg. A empresa revelou que, a partir de 2025, fornecerá células cilíndricas de última geração para a BMW, garantindo alto desempenho a uma nova família de veículos elétricos produzidos pela empresa alemã.

Devido ao aumento dos custos das matérias primas, a CATL não está a passar pelo melhor momento, tendo os lucros caído 24%. Contudo, a empresa vendeu nos primeiros 4 meses do ano o equivalente a 41,4 Gwh de baterias, o dobro da sua concorrente LG Energy Solution.


Fonte: PPLWARE


PARTILHAR
Iniciar sessão to leave a comment