Até as máquinas de pavimentação já se estão a eletrificar

4 de fevereiro de 2022 por

A empresa holandesa de engenharia civil do Royal BAM Group (BAM Infra Nederland) está a apostar no setor de máquinas tradicionalmente ruidosas e com motores a gasóleo. Para tornar as construções de estrada mais ecológicas, a BAM contratou a Wirtgen e a New Electric para converter uma máquina de espalhar asfalto numa viatura elétrica, sendo a primeira pavimentadora totalmente elétrica do mundo. 


De acordo com a empresa, anualmente, esta máquina economizará mais de 93.000 kg de CO2 e 115.000 gramas de emissões de óxido de nitrogénio. Esta solução de acionamento elétrico assenta numa bateria fixa de 270 kWh e dois motores elétricos com comutação inteligente. 


Com uma segunda bateria de 270 kWh, a máquina pode ser movida imediatamente para um próximo projeto. Sendo esta uma bateria substituível, pode ser utilizada noutros equipamentos elétricos, aponta a empresa.


Para além dos benefícios na redução de emissões, a pavimentadora pode ser usada durante 8 a 10 horas com consideravelmente menos ruído do que as máquinas atuais.


A BAM não já não é “estranha” a eletrificar máquinas de construção, tendo construído o seu primeiro rolo compactador totalmente elétrico em abril de 2020.




Com estes modelos, a BAM procura atingir certos objetivos climáticos, fornecendo métodos de construção que não emitem dióxido de carbono ou nitrogénio, graças à sua propulsão elétrica.


Fonte: 

Welectric - Chegou a hora das máquinas de pavimentação serem elétricas


PARTILHAR
Iniciar sessão to leave a comment