No que toca ao Fundo Ambiental para apoiar a compra de veículos elétricos, a situação modificou-se relativamente ao ano anterior. Em 2021, foi necessário reforçar os cheques - um aumento de 450 mil euros para a compra de bicicletas, motos ou ciclomotores -, o que não aconteceu em 2022.
Foram 9,5 milhões de euros disponíveis de incentivos para serem atribuídos até ao final de novembro. No entanto, à data de fecho da edição de 2022, ainda sobrou mais de um milhão de euros.
É nos carros elétricos que os incentivos são completamente esgotados. No final de novembro, tinham já sido aceites 1.248 candidaturas para os carros ligeiros de passageiros e 162 para os ligeiros de mercadorias. Desta forma, acabaram por ser ultrapassados os incentivos inicialmente disponíveis.
Uma vez que nem todas as candidaturas esgotam os apoios, poderá ser anunciada a atribuição de mais incentivos do que inicialmente previstos. Até 20 de dezembro, o Fundo Ambiental irá apurar o valor das candidaturas e proceder à redistribuição de verbas, consoante o valor que sobrar. As prioridades serão, por ordem decrescente: veículos ligeiros de mercadorias, bicicletas de carga, bicicletas elétricas, ciclomotores, motociclos elétricos, bicicletas convencionais e veículos ligeiros de passageiros.
Fonte: Eco Sapo