Agenda 2030: Semana dos Objetivos Globais na Expo Dubai 2020

18 de janeiro de 2022 por

Neste domingo, iniciou-se a semana dos Objetivos Globais na Expo Dubai 2020. O evento aconteceu pela primeira vez fora da sede das Nações Unidas, em Nova Iorque. O espaço dedicado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável recebeu representantes da ONU e líderes mundiais para debater desafios como desigualdade, mudanças climáticas e género.

O nosso planeta enfrenta um tumulto de desafios económicos, sociais e ambientais. Neste sentido, em 2015 foi aprovado, por 193 países, a Agenda 2023, constituída por 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), resultando de um trabalho conjunto de governos e cidadãos de todo o mundo para criar um novo modelo global, sucedendo aos Objetivos do Milénio (ODM). 

A Agenda 2030 é alargada e ambiciosa que aborda várias dimensões do desenvolvimento sustentável tais como o social, económico e ambiental, promovendo a paz, a prosperidade e o bem-estar de todos, acabar com a pobreza, proteger o ambiente e combater as alterações climáticas.  


A abertura da Expo Dubai 2020 aconteceu em outubro de 2021, após  adiamento por causa da pandemia de COVID-19. A semana dos Objetivos Globais iniciou-se a 16 de janeiro e termina no próximo sábado, dia 22


 Fonte:

ODS - Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e o BCSD Portugal

Nações Unidas -  Vice-chefe da ONU abre semana de Objetivos Globais na Expo Dubai 2020

Imagem:

Nações Unidas - Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 

PARTILHAR
Iniciar sessão to leave a comment