O que precisas de saber para instalar um carregador em casa?

3 de junho de 2022 por

A forma mais prática de carregares o teu elétrico passa pela instalação de um carregador em casa. Desta forma, além de ser mais económico, é também mais rápido que carregar numa tomada normal.


Quais são as vantagens de instalar um carregador quando posso carregar diretamente numa tomada convencional?

As tomadas convencionais não estão preparadas para suportar longas sessões de carga com correntes elevadas. Além disso, como carregam em média a 10 Amperes, demoram cerca de 6 a 8 horas para carregar o equivalente a 100 km de autonomia - um Nissan Leaf de 40 kWh, por exemplo, precisa de mais de 17 horas para completar a carga numa tomada standard. Se optar por instalar um carregador, esses 100 km de autonomia são conseguidos num período mínimo de 40 minutos ou máximo de 4 horas, dependendo da potência do carregador escolhido.


Para instalar um carregador tenho que alterar a instalação elétrica?

O primeiro passo deve ser uma avaliação ao local de modo a garantir a viabilidade técnica e a adequação da instalação elétrica. A potência disponível do local onde é pretendida a instalação do carregador deve ser superior à escolha da potência do carregador - de modo a garantir o habitual consumo doméstico durante a utilização do carregador.

Caso o local seja viável, é necessária a instalação de equipamentos de proteção no quadro elétrico e a passagem de cabo de alimentação entre o quadro elétrico e o carregador. Assim, pode não ser necessário alterar as condições da instalação elétrica, ter que alterar componentes como cabos ou disjuntor, ou até ter que realizar um pedido de aumento de potência.


O que preciso para carregar o veículo em casa?

- Local de fácil acesso (não tem que ser necessariamente no interior)

- Ponto de carregamento instalado e adaptado ao modo de carregamento do veículo;

- Cabo de carregamento compatível com o modo de carregamento do veículo, com o tipo de conector do veículo e com o tipo de carregador;

- Dependendo do tipo de carregador e modo de autenticação, pode ser necessário a utilização de uma aplicação para iniciar a carga.


Quanto custa um carregador?

- Para dispositivos de carregamento lento (até 7,4 kW), o custo médio varia entre 300 euros e 1.800 euros;

- Para dispositivos de carregamento rápido (até 22 kW), os preços variam entre 700 e 1.300;

- Para uma coluna com 2 pontos de carregamento de 22 kW cada, os preços variam entre 2.000 euros e 4.000 euros.

Visita o nosso marketplace para ficares a conhecer diferentes opções para carregadores.


Fonte: EDPChargeGuruQuilómetros Que Contam


PARTILHAR
Iniciar sessão to leave a comment