Manutenção de carros elétricos: dispendioso ou económico?

7 de fevereiro de 2022 por


São várias as vantagens ao optar por um carro elétrico: são amigos do ambiente, fica isento de pagar certos impostos relativos ao automóvel e poupa em combustível e na sua manutenção – que pode ser até 50% mais barata do que a de um carro a combustão. Aqui, explicamos-lhe tudo o que precisa para rentabilizar a manutenção do seu veículo elétrico.

A manutenção de um carro elétrico, além de mais barata, é também mais simples comparada com a dos restantes carros. Tal deve-se a um importante fator: o motor de um carro elétrico tem significativamente menos componentes móveis e mecânicos. Assim, deixamos de contar com peças cujo desgaste é problemático nos veículos a combustão e, aquelas que continuamos a ter, passam a desgastar-se de forma mais lenta. Alguns componentes que deixa de precisar num carro elétrico são: óleo de motor, filtro de óleo, filtro de ar, filtro de combustível, correias de distribuição ou velas. Como pode comprovar, as idas ao mecânico, quer para consertar avarias ou para revisões, tornam-se menos frequentes e mais baratas.

As revisões dos carros elétricos são menos frequentes e mais baratas do que as de um carro a combustão. Uma revisão de um  veículo elétrico pode contar com despesas na ordem dos 50/70€ anuais para os primeiros 5 anos (média de valores fornecidos por algumas marcas). De facto, estes valores são pontos de referência mas que diferem de acordo com vários fatores: marca e modelos do carro, desgaste das peças, tipo de condução ou estradas onde circulam. A frequência das revisões depende das recomendações da marca, sendo aconselhável fazer uma revisão a cada 12 meses (ou 15.000km).

Para evitar gastos e idas ao mecânica para a manutenção do seu elétrico, sugerimos alguns cuidados a ter com o seu carro elétrico de forma a prolongar a vitalidade das suas peças. 

. Bateria

Relativamente à bateria, deve evitar carregá-la logo após a sua viagem, fazê-lo durante a noite para evitar exposição e nunca deixar a bateria chegar acima de 80% ou abaixo de 20%; os carregamentos rápidos devem ser um recurso apenas em situações de emergência.

. Travões

As pastilhas dos travões dos carros elétricos têm um desgaste mais lento. Ainda assim, deve optar por tirar o pé do acelerador (ao invés de travar) sempre que possível, reduzir a aceleração em descidas e fazê-lo de forma progressiva.

. Sistema de refrigeração

O sistema de refrigeração é, também, uma peça essencial para o bom funcionamento do seu carro. Assim, deve substituir o líquido de refrigeração em todas as revisões, verificar frequentemente o ar condicionado e o filtro de ar do habitáculo. Todas estas dicas permitir-lhe-ão aumentar a longevidade do seu carro elétrico e de todos os seus componentes.


Fonte: 

Carros elétricos de Portugal - Manutenção de um carro elétrico: custos e cuidados



PARTILHAR
Iniciar sessão to leave a comment