Aberta a época balnear é a altura ideal para sensibilizar os cidadãos para idas à praia mais sustentáveis. A quantidade de resíduos que são depositados nas areias portuguesas, como as beatas de cigarro, são um alerta preocupante para a conservação das praias, tendo um grande impacto para o meio ambiente.
Torna a tua ida à praia mais sustentável e segue as dicas:
1. Reduzir pegada de carbono
Caso alugues um alojamento para as férias, faz uma escolha eco-friendly - tem preferência por um alojamento perto da praia, para poderes te deslocar a pé ou de bicicleta.
Se estiveres mais longe, opta pelos transportes públicos, evitando, assim, a deslocação de carro. Uma boa forma de reduzires a tua pegada de carbono!
2. Desperdício Zero
Para evitares levar lixo para a praia, adota pelas mesmas práticas de desperdício zero que usas em casa.
Evita garrafas de plástico e leva contigo garrafas reutilizáveis. Da mesma forma, evita palhinhas de plástico, bem como pratos e talheres descartáveis, substituindo-os por versões ecológicas.
Não te esqueças, também, de levar um saco do lixo, para guardar todos os resíduos e restos de comida que faças ao longo do dia. Não deixes nada para trás!
3. Escolher roupa sustentável
Sê sustentável nas escolhas da roupa que usas na praia - do fato de banho, aos calções, chinelos e toalhas. Existem cada vez mais marcas que vendem produtos ecológicos, recorrendo à reciclagem e a métodos responsáveis para criar novas coleções.
4. Desportos aquáticos eco-friendly
As férias na praia são um ótimo momento para praticar desportos aquáticos. Mas o ideal é optar por modalidades amigas do ambiente, como paddle, surf, kitesurf, bodyboard ou caiaque.
Porquê? Porque, ao contrário dos desportos aquáticos motorizados, não provocam poluição sonora, nem pegada de carbono, nem perturbam a vida marinha.
5. Poupar água dos chuveiros
Muitas praias oferecem chuveiros para os veraneantes se passarem por água doce depois de um mergulho no mar.
Sê consciente e evita usar o chuveiro após cada ida ao mar para poupar a água. Evita, também, usar sabonetes químicos e champôs, pois nos chuveiros de praia, as águas residuais geralmente não são filtradas e vão diretamente para o oceano.
6. Respeitar a biodiversidade
Lembra-te de ter uma atitude ética em relação à vida selvagem, seja em terra ou no mar.
Não levantes pedras, para não perturbar as espécies que ali se instalaram. Não pegues em animais vivos como estrelas-do-mar ou caranguejos apenas por diversão.
Se mergulhares, não toques nos corais e não alimentes os peixes. E se pescas, limita-te às espécies autorizadas e respeita os tamanhos regulamentados.
7. Usar protetor solar seguro para a vida marinha
Utilizar protetor é imperativo. No entanto, tem atenção e opta por comprar um que não possua oxibenzona, já que é um composto que se liberta ao entrar em contacto com a água e provoca efeitos nocivos à vida marinha.
Sabias que alguns destinos, como o Havai, baniram este tipo de protetores das suas praias? Opta por protetores solares à base de minerais, sem nanopartículas.
8. Recolha de lixo na praia
Já ouviste o ditado “tira apenas fotos e deixa apenas pegadas”? Bem aplicado para umas férias na praia. Mas a verdade é que, neste caso, podes “tirar” algo em prol do bem-estar do planeta.
Imagina se todos os que passarem um dia à beira-mar removerem um saco de lixo enquanto estiverem lá?
Envolve familiares e amigos na apanha de plástico ou outro lixo que encontrarem durante um passeio pelo areal. Para umas férias mais “verdes”.
Fonte: Continente