Baterias "Verdes" são criadas a partir do uso de plástico

31 de março de 2022 por

As energias renováveis são o futuro para a descarbonização do ambiente. Mas o surgimento de fontes alternativas como o vento e o sol, tem de lidar com a falta de soluções de armazenamento de energia em larga escala.

Um projeto na Universidade de Jena, na Alemanha, está a criar uma bateria baseada em polímeros orgânicos (o plástico). Estes polímeros são moléculas com propriedades de transporte de carga elétrica, sendo possível lidar com alterações na geração de energia pelo tempo variável.

O diretor do Centro de Energia e Química Ambiental da Universidade, Ulrich Schubert, explicou à imprensa: "Isto significa que precisamos de proteger a energia para que, mesmo que haja uma pausa no vento, possamos utilizar a energia. E este tipo de bateria, a Redox Flow, é perfeita para armazenar grandes quantidades de energia. As novas baterias à base de polímeros de plástico podem armazenar quase tanta energia por quilograma como uma bateria de lítio. Mas como os plásticos são mais leves, precisamos de um volume maior para armazenar essa energia.".

Para produzir uma bateria Redox Flow tradicional, os sais de vanádio são dissolvidos num ácido, enquanto aqui os polímeros são dissolvidos numa solução de sal líquido. Outras das vantagens é o menor impacto ambiental e o reaproveitamento de materiais usados.


O investimento para o projeto foi de cerca de um milhão de euros, dos quais mais de 800 mil euros foram provenientes da política de coesão da União Europeia.

Alexandra Lex-Balducci, investigadora sénior no Centro, descreve o conceito: "O que há de especial neste tipo de bateria é que é flexível e pode ser fabricada utilizando técnicas de impressão. Além disso, também utilizamos materiais de base completamente isentos de metal. Em comparação com algumas outras baterias flexíveis, são também recarregáveis, o que significa que se pode utilizá-las várias vezes".  

Estes sistemas de armazenamento de energia estarão em breve prontos para o mercado. Como são fabricados com materiais facilmente disponíveis na Europa, ajudarão a permitir um fornecimento de energia verde e estável para os países europeus.


Fontes:

Euronews - Equipa alemã desenvolve baterias "verdes" a partir de plástico


PARTILHAR
Iniciar sessão to leave a comment