Baterias reutilizáveis de carros elétricos

28 de dezembro de 2021 por

A maior parte dos dispositivos que utilizamos hoje em dia como smartphones, tablets, computadores portáteis, têm baterias de lítio que sim, podem ser recicladas.

Isto torna-se ainda mais importante no que toca às baterias dos carros elétricos. Estas podem ser utilizadas, principalmente, para os equipamentos mais pequenos como referimos em cima. Normalmente, as baterias são retiradas dos carros não por estarem “gastas” mas por não atenderem aos parâmetros extremamente exigentes que requer a indústria automóvel, sendo perfeitamente utilizáveis noutros setores.


Assim, a bateria de um carro elétrico tem durabilidade de cerca de 15 anos e pode ser reciclada. As suas células podem ser utilizadas também para equipamentos menores, para armazenar energia solar e eólica ou para aparelhos hospitalares, podendo até ser desmanteladas para reutilização dos elementos mais valiosos. Aliás, é a reciclagem das baterias que garante a viabilidade dos carros elétricos. Se tal não acontecesse, não seria possível dar resposta à procura - nomeadamente no futuro. 

Assim, torna-se mandatório um aumento nos incentivos globais para políticas de reciclagem. Esta é a forma dos carros elétricos se manterem como uma opção viável no segmento de mobilidade sustentável.


Fonte:

Auto Esporte - Dá para reciclar as baterias de íons de lítio que equipam os carros elétricos?

PARTILHAR
Iniciar sessão to leave a comment