Um dos edifícios de madeira mais altos do mundo e captura CO2 da atmosfera
3 junho, 2022 por
| Nenhum comentário ainda

O arranha-céus de 20 andares, situado em Skellefteå, na Suécia, é um dos edifícios de madeira mais altos do mundo. Contudo, não é essa particularidade que o faz sobressair. O edifício projetado em 2021 pela White Arkitekter foi criado para ser neutro em carbono. 

Na projeção do prédio, todas as emissões de carbono foram estudadas, desde os materiais utilizados em cada divisão, à energia usada e ao próprio transporte dos materiais. Estima-se que foram emitidas 5631 toneladas de dióxido de carbono (CO2) em toda a construção. A energia renovável produzida pelos 374 painéis solares fotovoltaicos e a captura de carbono do edifício vão compensar mais do dobro destas emissões.

Segundo a White Arkitekter, a neutralidade carbónica será atingida no espaço de 50 anos. Prevê-se que tenha uma vida útil de 100 anos e que consiga capturar 9 milhões de kg de emissões de CO2 durante esse período.


O edifício é composto pela Galeria de Arte Skellefteå, pelo Museu Anna Nordlander, pelo Teatro Regional Västerbotten, por uma Biblioteca Municipal e pelo Hotel The Wood. Com 75 metros de altura e 27.867 metros quadrados, foi construído com módulos 3D pré-fabricados de painéis de madeira lamelada cruzada, sendo a mesma proveniente de florestas sustentáveis da região.

 

Fonte: Greensavers


PARTILHAR
Iniciar sessão to leave a comment