Será o Renault Zoe seguro após 10 anos?
Renault Zoe e Dacia Spring com os piores resultados de todos os carros testados em 2021.
22 dezembro, 2021 por
| Nenhum comentário ainda

Quando o Renault Zoe foi testado em 2013 por parte do European New Car Assessment Programme (Euro NCAP) passou com grande distinção, atingindo a nota máxima de cinco estrelas. Contudo, os mais recentes testes deram a este icónico elétrico zero estrelas, e ao Dacia Spring uma estrela, nas avaliações de 2021 realizadas na passada quinta-feira (16 de dezembro).

Estes elétricos juntam-se ao Fiat Punto que teve cinco estrelas em 2005 e as viu reduzidas a zero quando foi retestado em 2017. O mesmo aconteceu com o Fiat Panda (quatro estrelas em 2011) em 2018.


  • Como é que os níveis de segurança podem descer tanto?

Para analisarmos melhor esta pergunta, precisamos de entender que os regulamentos e testes do Euro NCAP vão alterando anualmente. O contínuo aumento do rigor e dificuldade dos testes é algo que as marcas de automóveis têm de ter em consideração, obrigando-as a alterar certos aspetos nos modelos mais antigos para corresponderem às novas “fasquias” dos testes de segurança. 

O Renault Zoe está prestes a fazer o seu 10º aniversário e não recebeu alterações substanciais, no que toca à segurança, em comparação com o modelo original de 2012. Em 2020 ganhou uma nova bateria e um motor mais potente, justificando possíveis alterações da Renault. Contudo, a resposta da marca foi a instalação de um novo airbag lateral que protege o tórax dos ocupantes, trocando-o por um que cobria tanto o tórax como a cabeça. O comunicado da Euro NCAP afirma que houve uma degradação na segurança dos ocupantes neste aspeto.


Fonte: Euro NCAP

Já o Dacia Spring, sofre do mesmo que aconteceu com o Renault Kwid quando foi testado pela Global NCAP. A performance do elétrico mais barato do mercado foi considerada “problemática”.

Os autores do teste consideraram estes resultados como os piores que viam num veículo há muitos anos.


Fontes:

Euro NCAP Dacia Spring

Euro NCAP Renault Zoe

Sapo - Euro NCAP. Está a pensar em comprar um carro elétrico? Não escolha estes dois modelos

Razão Automóvel - Renault Zoe. De cinco a zero estrelas Euro NCAP. Porquê?







PARTILHAR
Iniciar sessão to leave a comment