Quantos carros elétricos andam pelas estradas europeias?
11 fevereiro, 2022 por
| Nenhum comentário ainda

O aumento das vendas de carros elétricos é uma realidade cada vez mais atual. O aumento das infraestruturas de apoio a este tipo de veículos, os incentivos à compra e o esforço para informar a população têm sido fatores cruciais para uma maior aderência. Mas, como nem tudo são vantagens, o preço continua superior quando comparado com veículos a combustão e o tempo de carregamento não é ideal. Assim, a pergunta que impera é: afinal, quantos são os carros elétricos que existem nas estradas europeias?

De acordo com um estudo publicado pela ACEA (Driving Mobility For Europe), atualmente, os veículos elétricos constituem cerca de 0,5% do total. Os carros mais antigos não estão a ser substituídos ao ritmo desejado de modo a facilitar a transição para uma mobilidade mais sustentável. Em média, em 2021 os veículos circulam na Europa com 11,8 anos (valor superior aos 10,7 de 2016).  

Um dos países europeus mais adeptos de carros elétricos é a Noruega. Aliás, em 2021, os elétricos já constituem 73% dos carros vendidos no país nórdico. Ainda assim, estudos recentes apontam que apenas 12,1% destes veículos circulam efetivamente nas estradas. Também aqui a frota de carros está a envelhecer, com 10,7 anos, aproximando-se da média europeia.

Logo a seguir à Noruega no ranking de países europeus mais adeptos de VEs encontra-se a Islândia. Mesmo assim, apenas 2,8% do total de carros que circulam no país são efetivamente elétricos. Segue-se a Holanda com 2%.

No caso de Portugal, apenas 0,5% dos carros são exclusivamente elétricos. No que toca a híbridos plug-in, a percentagem sobe para os 0,6%. Os carros a diesel continuam a ser os mais comuns com 59,9% do total.

A venda de carros elétricos e híbridos plug-in continua a crescer, tendo ultrapassado um milhão em 2021. Está, também, previsto um contínuo aumento nos próximos anos. Ainda assim, verificamos que os dados divulgados por recentes estudos apontam para a demora na transição para uma mobilidade maioritariamente sustentável.



Fonte:

Pplware - Afinal, quantos carros elétricos existem nas estradas europeias?


PARTILHAR
Iniciar sessão to leave a comment