Moto elétrica produzida na íntegra em Portugal
14 fevereiro, 2022 por
| Nenhum comentário ainda

A Axiis Liion é a supermoto elétrica produzida inteiramente em Portugal pela Axiis. A empresa dedica-se ao fabrico de componentes para motos “off-road” e decidiu apostar na produção de uma moto elétrica.

O modelo conta com um motor elétrico com 134 cv e uma bateria de 12 kWh. A autonomia anunciada chega aos 250 km em ambiente urbano. O quadro, suporte da bateria e o monobraço oscilante são em alumínio maquinado, totalizando um peso de 133 kg, o que dá uma relação peso / potência superior a 1 cv por quilo.

A Axiis Liion dá uso a componentes de marcas reconhecidas como uma forquilha WP combinada com um amortecedor traseiro da Öhlins, ou um sistema de travagem dos especialistas da Brembo. O motor elétrico da Liion desenvolve 720 Nm de binário e a Axiis desenvolveu um sistema eletrónico que permite ajustar a forma como a potência é entregue à roda traseira.

Desde os primeiros esboços divulgados pela empresa portuguesa foi possível perceber que o projeto era ambicioso e irreverente. O resultado de mais de três anos de trabalho está agora pronto a ser apresentado oficialmente, passando a Axiis Liion do papel para o asfalto.


PARTILHAR
Iniciar sessão to leave a comment