MOBI.E: Semana Europeia da Mobilidade
Nesta Semana Europeia da Mobilidade (SEM), a MOBI.E mostra-lhe o impacto real que a mobilidade elétrica teve durante este ano no meio ambiente.
22 setembro, 2022 por
| Nenhum comentário ainda

Todos os anos, durante uma semana, os cidadãos europeus têm a oportunidade de vivenciar uma série de atividades dedicadas à mobilidade sustentável. A campanha Dia Europeu sem Carros (DESC), que se assinala a 22 de setembro, surgiu na sequência da diretiva europeia (diretiva 96/62/EC) relacionada com a qualidade do ar das cidades.

A pensar no planeta e tendo em conta as questões relacionadas com a utilização de veículos que usam combustíveis fósseis, foram vários os países da União Europeia a lançar a iniciativa da Semana Europeia da Mobilidade (SEM), em 2000. Portugal foi um dos países fundadores da iniciativa e um dos primeiros a assinar a Declaração Europeia.

O objetivo é simples, facilitar o debate sobre a necessidade de mudança de comportamentos relativamente à mobilidade, sobretudo no que diz respeito à utilização do veículo particular:

  • Encorajar o desenvolvimento de comportamentos compatíveis com o desenvolvimento sustentável e, em particular, com a proteção da qualidade do ar, com a mitigação do aquecimento global e com a redução do ruído;
  • Consciencializar os cidadãos para os efeitos que a sua escolha de um modo de transporte, terão na qualidade do ambiente;
  • Proporcionar aos cidadãos oportunidades para se deslocarem a pé, utilizarem a bicicleta e os transportes públicos, em vez do automóvel privado e ainda promover a intermodalidade;
    Proporcionar aos cidadãos uma oportunidade para redescobrirem a sua cidade ou vila, os seus habitantes e o seu património, num ambiente mais saudável e agradável.

A mobilidade elétrica é um importante contributo para esta mobilidade sustentável e a MOBI.E orgulha-se de fazer parte desta transição, facilitando a sua rede de postos de carregamento e trabalhando todos os dias para a fazer crescer.

Em 2022, a rede Mobi.E tem vindo a disponibilizar uma média de 22 novos postos de carregamento por semana.

Atualmente, a MOBI.E conta com cerca de 2.800 postos de carregamento de acesso público, espalhados pelos 308 municípios do País que registaram mais de 1 600 000 carregamentos desde o início do ano, uma subida de 86% face ao ano anterior e mais de 62 000 utilizadores distintos, uma subida de 39% face a 2021.1

E qual o impacto no ambiente desde o início do ano?

  • Mais de 19.000 toneladas de CO2 poupadas;
  • Equivalente às toneladas de CO2 produzidas por cerca de 3.900 pessoas ou mais de 1.550 famílias;
  • Equivalente a quase 315.000 de árvores em ambiente urbano, com 10 anos, necessárias para reter o mesmo CO2;

Se fizermos uma análise comparativa a todo o ciclo de vida útil, concluímos que o veículo elétrico é, em média, entre 66% a 69% menos poluente do que os veículos a gasolina (fonte International Council on Clean Transportation); acresce o facto de que, em Portugal, a produção de eletricidade tem uma forte proveniência de fontes renováveis (em média, o mix energético é de 50%, mas há dias em que atinge os 80% - https://app.electricitymap.org/zone/PT).


PARTILHAR
Iniciar sessão to leave a comment