Mobi.E: Percorrer 100km num elétrico é 46% mais barato do que num veículo a gasolina
Com a aproximação do Dia Mundial da Poupança, que se comemora a 31 de Outubro, a Mobi.E divulga diversas formas com as quais é possível poupar no que diz respeito à aquisição e utilização de um veículo elétrico.
28 outubro, 2022 por
| Nenhum comentário ainda

Incentivos fiscais, menor custo de manutenção, não utilização de combustíveis fósseis e outras vantagens na circulação são algumas das formas de poupar com um veículo elétrico. Logo no momento da aquisição, a MOBI.E destaca como o comprador particular poderá ter um incentivo de 4.000€ para veículos até 62.500€.

Os veículos elétricos podem ser carregados em casa, no trabalho e nos locais públicos e o custo é inferior ao dos veículos a combustão. Carregar um veículo elétrico na rede Mobi.E terá, em média, um custo de 70% do valor total de um veículo a gasolina. Caso o veículo elétrico seja carregado em casa, o custo não ultrapassa, em média, os 30% do valor da gasolina.

Segundo dados da ERSE – Entidade Reguladora do Setor Energético, na proposta das tarifas EGME a vigorar em 2022, o custo de percorrer 100km num veículo elétrico carregado na rede pública de forma eficiente representa, 54% e 72% do custo para percorrer a mesma distância de, respetivamente, um veículo a gasolina e um veículo a gasóleo.

No que diz respeito à manutenção, ter um veículo elétrico também reduz os custos, pois não existe a necessidade de uma intervenção mecânica frequente (mudanças de óleo, filtros, correias de transmissão ou velas). A travagem regenerativa permite também poupar nas pastilhas e nos pneus e a revisão apenas tem de ser feita aos 50.000 km (ao contrário de 30.000km nos veículos a combustão).

Outra forma de poupar são os impostos. Na compra de um veículo elétrico, não se paga o ISV (Imposto sobre Veículos) e o IUC (Imposto Único de Circulação). Os incentivos fiscais também são significativos no caso das empresas, que beneficiam da isenção do pagamento de tributação autónoma, o IVA da aquisição e utilização do veículo é dedutível e tem ainda vantagens em termos de IRC.

Por fim, a MOBI.E destaca ainda que existem diversas vantagens ao nível da circulação com um veículo elétrico, como descontos ou mesmo a isenção de pagamento de estacionamento (de duração limitada) em diversos municípios nacionais. Adicionalmente, os utilizadores poderão eventualmente usufruir de carregamentos gratuitos em alguns locais disponibilizados pelos proprietários.

 

PARTILHAR
Iniciar sessão to leave a comment