Dia 7 de Maio é o Dia de Sobrecarga da Terra em Portugal. O que significa?
6 maio, 2022 por
| Nenhum comentário ainda

A partir de 7 de maio, Portugal excede o seu consumo comparativamente com a sua capacidade de produção anual. O que é que isto quer dizer?

Dia da Sobrecarga da Terra (Earth Overshoot Day)

Este dia marca quando a humanidade consome todos os recursos naturais que o planeta é capaz de renovar ao longo de um ano. No caso português, em 2022, é no dia 7 de maio. Isto significa que esgotamos os recursos anuais a 7 meses do final do ano.

O primeiro país a esgotar os seus recursos anuais foi o Catar no dia 10 de Fevereiro. A nossa vizinha Espanha tem a sua data para 12 de Maio. Já o último país na lista, a Jamaica, esgota apenas os seus recursos no dia 20 de Dezembro.



É urgente alterarmos os nossos hábitos de consumo para melhor adaptar o rápido desenvolver da sobrecarga de produção. Os dados da ONU mostram que estamos no caminho de atingir um gasto de recursos equivalentes a dois planetas bem antes da primeira metade do século XXI.

Planeamento das Cidades

O aumento da pegada de carbono e a redução da capacidade florestal global são dos fatores com mais relevo para a sobrecarga. Hoje em dia utilizamos cerca de 80% mais de recursos do que a natureza consegue recuperar.

Com base no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) número 11, Cidades e Comunidades Sustentáveis, a organização Earth Overshoot Day dá-nos algumas orientações e recomendações. Visto que a maior parte dos gastos acontecem devido à grande massificação das cidades, esgotamento dos espaços verdes e reservas naturais, é importante termos em atenção as medidas que são aplicadas no nosso meio. É necessário mais planeamento, maior e melhor gestão urbanística, mais espaços verdes, maior incentivo à utilização dos transportes públicos (cerca de 17% da pegada de carbono da humanidade), entre muitos outros. É crucial apoiar estas medidas e proporcionar um crescimento saudável para as cidades e cidadãos se desenvolverem harmoniosamente com o meio ambiente.

Fonte: Earth Overshoot Day


PARTILHAR
Iniciar sessão to leave a comment