Braga já tem sistema de bicicletas elétricas partilhadas
21 setembro, 2022 por
| Nenhum comentário ainda

A Bird, empresa de mobilidade elétrica, já tinha anunciado o lançamento do sistema de bicicletas partilhadas da marca em Portugal para este ano, tal como noticiamos (lê na íntegra aqui). As Sky Blue eletric bicycles chegaram primeiro a Cascais, mas já alargaram a operação para outras localidade do país, como é o caso de Braga. 

No âmbito da Semana Europeia da Mobilidade, a Câmara Municipal da cidade minhota apresentou o novo sistema de bicicletas elétricas partilhadas em parceria estabelecida com a Bird. O sistema de utilização é idêntico ao das trotinetes: os utilizadores terão de abrir a aplicação da Bird e seguir os passos indicados, devendo no final da viagem estacionar as bicicletas elétricas novamente nos pontos de estacionamento designados para o efeito.

Em comunicado, a vereadora da Mobilidade, Olga Pereira, explicou que, nesta primeira fase, serão disponibilizadas 60 bicicletas. “A Câmara Municipal continuará a trabalhar para criar e reforçar alternativas de mobilidade que permitam uma escolha por modos mais suaves e ativos de mobilidade. Estas são as primeiras 60 bicicletas que vamos disponibilizar. Após uma avaliação, este número poderá duplicar”,

O lançamento das bicicletas elétricas partilhadas demonstra, segundo a vereadora, o compromisso do Município de Braga em apostar na mobilidade suave, oferecendo assim aos bracarenses e visitantes um novo modo de transporte alternativo ao automóvel. “Estamos a trabalhar num protocolo com a Bird que privilegie os trabalhadores do Município com um desconto na utilização das bicicletas e queremos estender esse benefício às empresas signatárias do pacto de mobilidade”, salientou Olga Pereira.

A vereadora explicou ainda que, desde o início do mês, as trotinetes têm visto a sua utilização mais regulada, uma vez que está em vigor um sistema que obriga a que elas sejam estacionadas nos locais designados para o efeito.



As bicicletas elétricas partilhadas vêm equipadas com um motor de alta potência, capaz de ajudar os utilizadores a subir declives com até 20% de inclinação, sem fazerem esforço extra. Para além disso, apresentam um computador de bordo, tecnologia de geovelocidade, geolocalização e pneus pneumáticos, características que garantem tratar-se de bicicletas seguras, inteligentes e eficientes.


Fontes: Ominho; CMBraga;

PARTILHAR
Iniciar sessão to leave a comment