Elétricos: Carregamento sem fios para breve?
14 junho, 2022 por
| Nenhum comentário ainda

Carregamento wireless é uma tendência para dispositivos móveis. E para elétricos, pode tornar-se uma realidade?

Já em 2018 a BMW explorou o carregamento wireless com um protótipo para os clientes do modelo 530e - a projeção acabou por não avançar. Também a McLaren, em 2020, lançou uma plataforma sem fios especialmente para o hipercarro híbrido Speedtail. 

A WAVE - organização startup de eletrificação avançada de veículos sem fio - já comprovou esta tecnologia através da utilização dos seus carregadores em autocarros elétricos. Também a empresa americana WiTricity está a desenvolver uma tecnologia que, através da ressonância magnética, permite a transferência de energia sem fio à distância. A Hyundai, que é uma das mais importantes parcerias da WiTricity, está, também, envolvida no desenvolvimento de um carregador sem fio para o Genesis GV60. Desta forma, as empresas pretendem simplificar o processo de carregamento e converter cada vez mais condutores à mobilidade elétrica.

O preço deste tipo de tecnologia ainda não foi divulgado. Ainda assim, a WiTricity avançou que, neste momento, é possível fazer um carregamento sem fios completo em seis horas, semelhante ao que se consegue numa tomada doméstica. A empresa pretende disponibilizar o produto para testes na versão Beta ainda em 2022 e massificar a venda no próximo ano.

De acordo com uma sondagem recente da WiTricity, 96% dos inquiridos responderam que queriam, pelo menos, ter a opção de carregar o seu veículo de forma wireless. Este tipo de dados são essenciais para gerar investimentos, recursos e incentivos para o desenvolvimento dos projetos.


Fontes: InsideEVs, Escape Livre


PARTILHAR
Iniciar sessão to leave a comment